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Iniciando os trabalhos PDE
Primeiros passos
do PDE Escola
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As ações que antecedem a elaboração
do Plano de Desenvolvimento da Escola são:
a) estudar a metodologia; b) constituir um Grupo do Trabalho; c) indicar um Coordenador do PDE Escola; d) secretaria constitui o Comitê de Análise e Aprovação; e) divulgar junto à comunidade escolar o início do processo de elaboração do PDE Escola. |
Perfis e
atribuições do GT
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O Grupo de
Trabalho é uma equipe composta, no mínimo, pela liderança formal da escola
(diretor(a), vice-diretor(a), coordenador(a) pedagógico(a), orientador(a),
secretário(a)), por um(a) representante dos docentes, um dos pais ou
responsáveis e um representante dos estudantes.
Esse grupo é liderado pelo(a) diretor(a), que deverá divulgar o convite junto à comunidade escolar. O número de pessoas dependerá da estrutura da escola e da disposição em participar voluntariamente da elaboração e acompanhamento do plano. Não recomendamos mais de 10 (dez) membros, sob o risco de inviabilizar ou retardar a elaboração do PDE Escola. São responsabilidades do Grupo de Trabalho: convocar reuniões, elaborar o plano, encaminhar e acompanhar a análise do plano junto à Secretaria de Educação, acompanhar a implementação e execução do PDE Escola e promover avaliações contínuas do plano.
Postado em
13/10/2011
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O Plano de Desenvolvimento da
Escola (PDE-Escola) é uma ferramenta gerencial que auxilia a escola a realizar
melhor o seu trabalho: focalizar sua energia, assegurar que sua equipe trabalhe
para atingir os mesmos objetivos e avaliar e adequar sua direção em resposta a
um ambiente em constante mudança.
É considerado um processo de
planejamento estratégico desenvolvido pela escola para a melhoria da qualidade
do ensino e da aprendizagem.
O PDE-Escola constitui um esforço
disciplinado da escola para produzir decisões e ações fundamentais que moldam e
guiam o que ela é, o que faz e por que assim o faz, com um foco no futuro.
Prioridade de atendimento do MEC
para assistência técnica e financeira:
• Escolas públicas
municipais e estaduais, consideradas prioritárias com base no IDEB de 2005:
Ideb até 2,7 para anos iniciais e até 2.8 para anos finais;
• Escolas públicas
municipais e estaduais, consideradas prioritárias com base no IDEB de 2007:
Ideb até 3,0 para anos iniciais e até 2,8 para anos finais;
• Escolas públicas
municipais e estaduais não prioritárias, porém com IDEB de 2007 abaixo da média
nacional: IDEB abaixo de 4,2 para anos iniciais e abaixo de 3,8 para anos
finais.
Postagem de 28/07/2011
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