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Iniciando os trabalhos PDE

Primeiros passos do PDE Escola
As ações que antecedem a elaboração do Plano de Desenvolvimento da Escola são: 

   a) estudar a metodologia;
   b) constituir um Grupo do Trabalho;
   c) indicar um Coordenador do PDE Escola;
   d) secretaria constitui o Comitê de Análise e Aprovação;
   e) divulgar junto à comunidade escolar o início do processo de elaboração do PDE Escola.


Perfis e atribuições do GT
O Grupo de Trabalho é uma equipe composta, no mínimo, pela liderança formal da escola (diretor(a), vice-diretor(a), coordenador(a) pedagógico(a), orientador(a), secretário(a)), por um(a) representante dos docentes, um dos pais ou responsáveis e um representante dos estudantes.

Esse grupo é liderado pelo(a) diretor(a), que deverá divulgar o convite junto à comunidade escolar. O número de pessoas dependerá da estrutura da escola e da disposição em participar voluntariamente da elaboração e acompanhamento do plano. Não recomendamos mais de 10 (dez) membros, sob o risco de inviabilizar ou retardar a elaboração do PDE Escola.
 

São responsabilidades do Grupo de Trabalho: convocar reuniões, elaborar o plano, encaminhar e acompanhar a análise do plano junto à Secretaria de Educação, acompanhar a implementação e execução do PDE Escola e promover avaliações contínuas do plano.
Postado em 13/10/2011

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O Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola) é uma ferramenta gerencial que auxilia a escola a realizar melhor o seu trabalho: focalizar sua energia, assegurar que sua equipe trabalhe para atingir os mesmos objetivos e avaliar e adequar sua direção em resposta a um ambiente em constante mudança.
É considerado um processo de planejamento estratégico desenvolvido pela escola para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem.
O PDE-Escola constitui um esforço disciplinado da escola para produzir decisões e ações fundamentais que moldam e guiam o que ela é, o que faz e por que assim o faz, com um foco no futuro.
Prioridade de atendimento do MEC para assistência técnica e financeira:
• Escolas públicas municipais e estaduais, consideradas prioritárias com base no IDEB de 2005: Ideb até 2,7 para anos iniciais e até 2.8 para anos finais;
• Escolas públicas municipais e estaduais, consideradas prioritárias com base no IDEB de 2007: Ideb até 3,0 para anos iniciais e até 2,8 para anos finais;
• Escolas públicas municipais e estaduais não prioritárias, porém com IDEB de 2007 abaixo da média nacional: IDEB abaixo de 4,2 para anos iniciais e abaixo de 3,8 para anos finais.
Postagem de 28/07/2011

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