sexta-feira, 11 de novembro de 2011
Projeto Pedagógico
Currículo
Avaliações
| PERGUNTA(S) | sempre | na maioria das vezes | raramente | nunca |
| a) O(s) método(s) de ensino adotado(s) na maioria das vezes tem se mostrado adequado(s) para que a escola alcance bons resultados. | ||||
| b) A escola sempre segue o projeto pedagógico, que orienta o processo de ensino e aprendizagem. | ||||
| c) A escola na maioria das vezes define os objetivos no projeto pedagógico para cada ano/ série ou ciclo e componentes curriculares/ disciplinas, de acordo com as diretrizes curriculares. | ||||
| d) Os conteúdos para cada componente curricular/ disciplina e para cada ano/ série ou ciclo na maioria das vezes são organizados de forma sequencial. | ||||
| e) As expectativas de aprendizagem a serem alcançadas pelos estudantes sempre são claramente definidas. |
Currículo
| PERGUNTA(S) | sempre | na maioria das vezes | raramente | nunca |
| a) As expectativas de aprendizagem determinantes para o sucesso escolar em cada ano/ série e ao longo do Ensino Fundamental na maioria das vezes são claras e conhecidas por todos os professores e estudantes. | ||||
| b) A escola sempre utiliza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. | ||||
| c) A escola raramente oferece apoio aos professores para implementação do currículo. | ||||
| d) Os debates sobre o currículo na maioria das vezes envolvem temas relativos a conhecimentos escolares, procedimentos pedagógicos, relações sociais, valores e identidade dos estudantes. | ||||
| e) O currículo desenvolvido na escola sempre contribui para a constituição das identidades dos estudantes. | ||||
| f) O desenvolvimento do currículo na escola sempre está articulado à formação básica e às dimensões da vida cidadã (como saúde, sexualidade, vida familiar e social, meio ambiente, trabalho, ciência e tecnologia, cultura, linguagens). | ||||
| g) O currículo sempre assegura o desenvolvimento das diversas formas de expressão nas diferentes áreas de conhecimento. | ||||
| h) No proesso de elaboração do currículo a escola raramente promove o diálogo com a comunidade e incorpora seus saberes. |
Avaliações
| PERGUNTA(S) | sempre | na maioria das vezes | raramente | nunca |
| a) A equipe escolar na maioria das vezes utiliza os resultados das avaliações para fazer revisões no currículo. | ||||
| b) Os professores sempre fazem uma avaliação diagnóstica no início de cada etapa de ensino. | ||||
| c) O(A) diretor(a) e os professores na maioria das vezes sabem quantos e quais estudantes estão em dificuldades em cada componente curricular/ disciplina. | ||||
| d) Os dados, arquivos e relatórios sobre o desempenho dos estudantes sempre são coletados. | ||||
| e) A avaliação do desempenho dos estudantes em todos os níveis sempre está adequada aos objetivos de ensino e aprendizagem. | ||||
| f) sempre são aplicados diferentes instrumentos de avaliação e proporcionadas situações de aprendizagem variadas. | ||||
| g) A escola sempre utiliza a avaliação formativa e processual com predominância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos. | ||||
| h) Tendo em vista a complexidade do processo de aprendizagem, a escola na maioria das vezes considera os prejuízos que a repetência pode causar na trajetória dos estudantes. | ||||
| i) A equipe escolar sempre define expectativas de aprendizagem de desempenho para avaliar os estudantes, com base nas diretrizes curriculares adotadas. |
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
Loucura do Dia
Escola Olga. Tecnologia do Blogger.




0 comentários:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.