sexta-feira, 11 de novembro de 2011
Projeto Pedagógico

PERGUNTA(S) sempre na maioria das vezes raramente nunca
a) O(s) método(s) de ensino adotado(s) na maioria das vezes tem se mostrado adequado(s) para que a escola alcance bons resultados.
b) A escola sempre segue o projeto pedagógico, que orienta o processo de ensino e aprendizagem.
c) A escola na maioria das vezes define os objetivos no projeto pedagógico para cada ano/ série ou ciclo e componentes curriculares/ disciplinas, de acordo com as diretrizes curriculares.
d) Os conteúdos para cada componente curricular/ disciplina e para cada ano/ série ou ciclo na maioria das vezes são organizados de forma sequencial.
e) As expectativas de aprendizagem a serem alcançadas pelos estudantes sempre são claramente definidas.

Currículo

PERGUNTA(S) sempre na maioria das vezes raramente nunca
a) As expectativas de aprendizagem determinantes para o sucesso escolar em cada ano/ série e ao longo do Ensino Fundamental na maioria das vezes são claras e conhecidas por todos os professores e estudantes.
b) A escola sempre utiliza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental.
c) A escola raramente oferece apoio aos professores para implementação do currículo.
d) Os debates sobre o currículo na maioria das vezes envolvem temas relativos a conhecimentos escolares, procedimentos pedagógicos, relações sociais, valores e identidade dos estudantes.
e) O currículo desenvolvido na escola sempre contribui para a constituição das identidades dos estudantes.
f) O desenvolvimento do currículo na escola sempre está articulado à formação básica e às dimensões da vida cidadã (como saúde, sexualidade, vida familiar e social, meio ambiente, trabalho, ciência e tecnologia, cultura, linguagens).
g) O currículo sempre assegura o desenvolvimento das diversas formas de expressão nas diferentes áreas de conhecimento.
h) No proesso de elaboração do currículo a escola raramente promove o diálogo com a comunidade e incorpora seus saberes.

Avaliações


PERGUNTA(S) sempre na maioria das vezes raramente nunca
a) A equipe escolar na maioria das vezes utiliza os resultados das avaliações para fazer revisões no currículo.
b) Os professores sempre fazem uma avaliação diagnóstica no início de cada etapa de ensino.
c) O(A) diretor(a) e os professores na maioria das vezes sabem quantos e quais estudantes estão em dificuldades em cada componente curricular/ disciplina.
d) Os dados, arquivos e relatórios sobre o desempenho dos estudantes sempre são coletados.
e) A avaliação do desempenho dos estudantes em todos os níveis sempre está adequada aos objetivos de ensino e aprendizagem.
f) sempre são aplicados diferentes instrumentos de avaliação e proporcionadas situações de aprendizagem variadas.
g) A escola sempre utiliza a avaliação formativa e processual com predominância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.
h) Tendo em vista a complexidade do processo de aprendizagem, a escola na maioria das vezes considera os prejuízos que a repetência pode causar na trajetória dos estudantes.
i) A equipe escolar sempre define expectativas de aprendizagem de desempenho para avaliar os estudantes, com base nas diretrizes curriculares adotadas.

0 comentários:

Loucura do Dia

Escola Olga. Tecnologia do Blogger.